Projeto Resgate é retomado na Penitenciária Estadual de Canoas – PECAN

Após dois anos de pandemia, com as atividades de visitação aos presídios suspensas, o trabalho do IBRAGET foi retomado em janeiro de 2022, com o retorno do Projeto Resgate às casas prisionais.

O artigo 5º da Constituição de 1988 trata dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros. Ele contém 78 incisos que têm como objetivo assegurar uma vida digna, livre e igualitária a todos do País. Em seu inciso VII há a garantia da assistência religiosa em entidades civis e militares de internação coletiva.

O trabalho de visitação para assistência espiritual, garantido pelo Inciso 7° do Artigo 5° da Constituição Federal, é importantíssimo, pois é permeado de valores e princípios que contribuem significativamente para a recuperação emocional e social dos apenados.

O Projeto Resgate visa que os encarcerados resgatem bons valores e princípios através de momentos de reflexão, conduzidos pela equipe do IBRAGET e de testemunhos de recuperação de ex-apenados, realizados por meio de visitas e palestras nas casas prisionais, objetivando a promoção da mudança comportamental e social dos apenados e seus familiares.

O Projeto conta também com a utilização de diversos tipos de literatura como ferramenta para ações socioeducativas e para o desenvolvimento biopsicossocial, emocional e espiritual dos apenados, contribuindo para o alcance do objetivo geral do trabalho.

Este projeto tem sido uma oportunidade para os presos repensarem suas atitudes e vidas, tendo a chance de partirem para um recomeço, alicerçados em princípios e valores judaico-cristãos. Seu ápice acontece quando o apenado toma a decisão de professar publicamente sua decisão de mudança de vida através do batismo.

Em 05 de junho de 2022 foi realizado o primeiro batismo do ano de 2022 na PECAN – Penitenciária Estadual de Canoas, onde 18 apenados, participantes do Projeto Resgate, decidiram transformar suas vidas através de valores e princípios bíblicos.